Mestrado

Quais são os tipos de mestrado no exterior?

Caio VelascoBlog do Mestrado

Olá, bem-vindo(a) ao MePrepara, a plataforma que vai te ajudar a estudar para o GRE e GMAT e a entender todo o processo para estudar nas melhores universidades do mundo.

Nesse post, vamos falar sobre os tipos de mestrado das universidades do exterior.

Entender quais são os tipos é muito importante, pois assim você consegue identificar o que melhor se encaixa no seu perfil e objetivos.

Idealmente, você precisa identificar o seu objetivo, como a área do mestrado e país para onde você quer ir.

Porém, quero te apresentar uma estratégia que pode te trazer muito mais chances e oportunidades para sua vida a curto, médio e longo prazo.

“No mundo dos mestrados no exterior, você não precisa necessariamente ir de A para B por somente um caminho. Será que você não pode encontrar mais frutos se decidir trilhar outro caminho para chegar ao mesmo objetivo?”

Obs.: As respostas que vocês acham pela internet, normalmente, estão condicionadas ao contexto americano, e a maioria da procura normalmente é para lá. Cada país tem uma estrutura e uma ideia de mestrado. Eu tento abordar o maior número de contextos e te garanto que essas informações já te ajudarão bastante!

Vamos começar entendendo sobre os mestrados. Ao final, vou te contar sobre a tal estratégia que pode mudar a sua vida.

Tipos de Mestrado no Exterior

Dependendo do país, existem diversos tipos de mestrado – ou seja, existem diversas siglas. Vocês encontrarão diversas informações sobre essa categorização, mas o interessante é entender a diferença principal e sempre buscar o site do curso pretendido para sanar dúvidas.

Em geral, pode-se subdividir o mestrado no exterior em 3 grandes categorias:

Taught Master | Research Master | Professional Master

O Taught Master é basicamente um mestrado parecido com a nossa pós-graduação lato sensu, ou seja, aquela conhecido por nós como “programas de especialização ou até pelos programas de MBAs brasileiros”.

Veja bem, os programas de MBAs brasileiros receberam esta categorização de “MBA” por conta do boca a boca e do glamour da palavra. No Brasil, um “programa de MBA” pode acontecer só aos sábados ou em alguns dias à noite, é categorizado como lato sensu e, portanto, não oferece grau ao aluno que se forma (como mestre ou doutor). Este, ganha somente um certificado de conclusão de curso que pode ser bem (ou mal) visto pelas empresas.

No exterior, um programa de MBA é full-time e tem a duração de 2 anos. Além disso, o MBA do exterior, também se encaixa na categorização lato sensu no Brasil, porém, a diferença de cursá-lo está justamente na crença das empresas e pessoas no Reconhecimento e no Ranking das instituições.

Nos taught master, pode haver necessidade de pesquisa como projeto final do curso (Capstone Project) e há número obrigatório mínimo de disciplinas e créditos. Esses cursos, dependendo do renome da universidade e do curso em si, podem oferecer bolsas de estudos aos alunos. Porém, normalmente, é muito difícil obter ajuda financeira de instituições brasileiras, como fundações e empresas, pois o processo é bastante competitivo.

Taught Master

O Research Master é parecido com o nosso stricto sensu (essa categorização é aquele que confere o grau de mestre ou doutor). Além do número obrigatório mínimo de disciplinas e créditos, o aluno precisa elaborar uma dissertação.

Normalmente, nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Canadá (e outros) esses mestrados estão totalmente ligados a quem se inscreveu no programa de doutorado (conhecido como PhD – Doctor of Philosophy) e é recebido após conclusão do segundo ano do PhD com base em alguns pré-requisitos (há casos em que pessoas cumprem os requisitos, mas decidem largar o programa – essas pessoas saem com só esse título, normalmente conhecido como MPhill – ou Master by Research).

Note that the M.Phil. and M.S. degrees are conferred only en route to the Ph.D.; there is no separate master’s program in Mathematics.

Yale University, Department of Mathematics

Há exceções, onde há possibilidade de fazer o Research Master, mas é incomum – principalmente nos Estados Unidos.

Pense bem, por que uma universidade de ponta investiria numa pesquisa feita em apenas 2 anos, onde o aluno teve um ano inteiro de matérias e praticamente não tem experiência com pesquisa? Complicado, não?

Research Master

There are three routes into studying for a postgraduate research degree at the Faculty of Brain Sciences: (PhD, MDRes, MPhil).

University College London, Faculty of Brain Sciences

O Professional Master é normalmente o mais procurado pelos Brasileiros. Ele inclui os famosos programas de MBA (Master of Business Administration), MPP (Master of Public Policy), MPA (Master of Public Administration), MEng (Master of Engineering) e LLM (Master of Laws).

Esses mestrados são direcionados para quem quer buscar uma carreira tanto internacional quanto voltar ao Brasil com um título bastante diferenciado, seja no mercado privado ou público. Estes mestrados (normalmente nas top 20 universidades dos rankings) são bastante respeitados por fundações, institutos e empresas brasileiras (e internacionais) que oferecem bolsas àqueles que passam em seus processos seletivos, ou àqueles que aceitam voltar ao Brasil e continuar na empresa.

Além disso, costumam ser os cursos que mais oferecem bolsas de estudo (scholarships e fellowships) para os melhores alunos, ou seja, aqueles com os melhores pacotes de inscrição (application package). Veja bem, não é só a nota que importa!

Professional Master

 

Veja bem, com certeza você encontrará diversas outras informações que podem ser diferentes das encontradas aqui no que tange a definição dos tipos de mestrado. Eu fiz o melhor que pude para categorizá-los da forma mais simples possível para dar a partida que você precisa para começar a correr atrás do seu sonho de estudar no exterior! 

Bem, vamos agora à tal estratégia que pode mudar a sua vida.

Vou repetir abaixo, a frase lá de cima:

“No mundo dos mestrados no exterior, você não precisa necessariamente ir de A para B por somente um caminho. Será que você não pode encontrar mais frutos se decidir trilhar outro caminho para chegar ao mesmo objetivo?”

O que quero dizer com isso é o seguinte:

Quanto mais você pesquisa, quanto mais você procura e quanto mais você pergunta para as pessoas é o que te diferencia da maioria. E é exatamente isso que você está fazendo aqui neste exato momento: buscando respostas.

Você pode ter um objetivo de vida de ser um bom pesquisador em biologia celular, você pode querer trabalhar em Wall Street num banco de investimento, ou até pode apenas querer mudar de país e para isso está usando a ideia de fazer um mestrado (ou até um doutorado). Até ai, ok.

Agora, podem haver algumas barreiras que te impedem nessa busca pelo seu sonho, como a falta de grana ou a falta de reconhecimento. Esses são os 2 problemas que as pessoas mais têm e as vezes nem se dão conta disso.

Vou tentar explicar isso dando um exemplo.

Imagina que você é um engenheiro, geógrafo, biólogo ou economista. Após sua graduação, você se deu conta que o mercado financeiro te atraia bastante, seja pela possibilidade de ascender na sociedade ganhando dinheiro por um tempo em troca de sua 0 qualidade de vida, seja pelo gosto de trabalhar com números com finanças, ou seja somente pela vontade de ganhar dinheiro.

Nesse momento de sua vida, você começar a procurar as melhores formas de conseguir trabalhar com isso no exterior. Talvez você queira ir para os EUA, Canadá ou Austrália. Bem, há diversas opções de mestrados para realizar seu objetivo. Há o MFin (Master of Finance), o MSFE (Master of Financial Economics) e o MFE (Master of Financial Engineering). Talvez existam diversos outros, até. Todos tem o cúrriculo perfeitamente encaixado com o seu objetivo e todos deixam claro que é para as pessoas que querem ir para o Mercado Financeiro e suas ramificações.

Porém, existe um problema. Até onde eu conheço, nenhum desses mestrados oferecem qualquer tipo de auxílio financeiro, são bem caros e não

Então, qual é a estratégia?

Talvez você não saiba, mas você sabia que na maioria dos bons programas de MBA, você pode tranquilamente pegar um monte de eletivas e construir seu curso para atuar em finanças?

Um programa de MBA serve para você se especializar em alguma área de uma empresa, como Marketing, Gestão, Operações e Finanças. Os alunos fazem isso e é bem normal. Tanto que dentro dos rankings dos programas de MBA, existem os rankings dessas especializações. Exemplo: um dos programas mais reconhecidos pela ênfase em Finanças e por jogar as pessoas nas melhroes empresas do mundo na área de Mercado Financeiro e Finanças Corporativas é o MBA da Wharton School, da University of Pennsylvania.

E por que você faria um MBA, ao invés dos outros mencionados? Justamente pelo fato de que as Escolas de Negócio (Business Schools) são tão renomadas e famosas que, ao passar numa delas, as portas para bolsas de estudos, tanto das próprias universidades quanto de fundações e instituições brasileiras, se abrem.

Assim, você consegue ir de A para B, trilhando um caminho diferente, e abrindo suas oportunidades de receber ajuda financeira e de fazer parte de uma instituição reconhecida.

A mesma analogia vale para outros exemplos, como:

a) Você é formado em biologia, quer fazer algo de bom para a sociedade na sua área e para isso que fazer seu doutorado em, digamos, Harvard University.

b) Você é formado em medicina, quer fazer algo de bom para a sociedade na sua área e para isso que fazer seu doutorado em, digamos, Johns Hopkins University.

c) Ou qualquer outra coisa do gênero.

Porém, talvez você ainda precise demonstrar que é bom mesmo, pois não era o melhor aluno aqui no Brasil na sua graduação e isso pesa contra você. Ou talvez você precisa voltar a estudar para demonstrar aptidão em fazer um doutorado. Ou talvez você queira apenas tirar esse título para demonstrar para as empresas que você é bom e quer trabalhar nessa área.

Para isso, um mestrado talvez seja ideal para você demonstrar o seu potencial. Porém, os mesmos problemas de falta de grana ou a falta de reconhecimento existem.

Quem sabe se você procurar um Master of Public Policy ou um Master of Public Administration, que também são bastante reconhecidos no Brasil e no mundo, e focar em meio ambiente (ou pegar matérias nos departamenteos de seu interesse) esse seu sonho não se torne realidade?

Da mesma forma, você consegue ir de A para B, trilhando um caminho diferente, e abrindo suas oportunidades de receber ajuda financeira e de fazer parte de uma instituição reconhecida.

Bem, agora você tem bastante coisa para refletir. Pense nisso e batalhe!

Por hoje é só, espero ter ajudado!

Gostou? Então inscreva-se (clique aqui) em nossa comunidade para receber gratuitamente um pdf com tudo sobre o processo de admissão das melhores universidades do mundo (por onde começar, quais provas fazer, bolsas de estudo, como estudar e muito mais)!

No MePrepara, você encontrará:
– Bate-papos com pessoas incríveis que já passaram pelo mesmo processo e estudam nas melhores universidades do mundo;
– Plano de Estudo focado no seu perfil e no seu objetivo. Organização é tudo nesse momento;
– FAQ: Todas as perguntas mais comuns estão respondidas;
– MePrep Online, um curso online focado inicialmente em matemática, pois essa é a minha praia;
– Grupos Online Privados: Participação em grupos online privados, nos quais você encontrará pessoas que também estão estudando para as provas. Conversar e compartilhar dúvidas são fatores cruciais para que você não se sinta sozinho. Juntos, aprendemos e nos motivamos muito mais.

Seja bem-vindo ao MePrepara!
Feito com carinho Coração por quem entende muito do assunto.