Olá, bem-vindo(a) ao MePrepara, a plataforma que vai te ajudar a estudar para o GRE e GMAT e a entender todo o processo para estudar nas melhores universidades do mundo.
Nesse post, vamos falar brevemente sobre quais provas são necessárias no processo de admissão para universidades no exterior.
Para o ingresso nas melhores universidades do mundo, normalmente é necessário passar por uma bateria de provas, além de cartas de recomendação, currículo, formulário online e as essays (cartas que dizem o porquê você está aplicando).
Vamos ver uma panorama bem geral sobre quais provas você precisa fazer e os detalhes virão nos próximos posts.
Provas necessárias no processo de admissão nas melhores universidades do exterior
Claro que há exceções, mas, em geral, as melhores universidades do mundo pedem as mesmas provas como parte do processo de admissão. Entretanto, há algumas excelentes universidades na Europa, por exemplo, que não vêem sentido em pedir algumas dessas provas.
Em geral, para ingressar em mestrados ou doutorados em boas universidades no exterior, você precisa fazer algumas provas de admissão: GRE ou GMAT + TOEFL ou IELTS.
GRE e GMAT – Visão geral
Tanto o GRE quanto o GMAT são as provas que qualquer pessoa do mundo deve fazer para poder se inscrever no processo de admissão de mestrados ou doutorados.
O GMAT sempre foi conhecido como a prova para quem quer fazer o Master of Business Administration (MBA), enquanto o GRE sempre foi conhecido como a prova para quem quer fazer qualquer outro mestrado ou um doutorado.
Porém, hoje em dia, você pode fazer tanto o GRE quanto o GMAT para ingressar no Master of Business Administration (MBA). Já para os outro mestrados ou para o doutorado, o GRE é inevitável.
We will accept both the GMAT and GRE.
University of Michigan, MBA Program
São 2 provas bastante parecidas que testam o seu conhecimento de matemática, inglês e redação, com duração aproximada de 4 horas cada. Mas, não se engane:
i. A matemática não é nem um pouco complicada, pois é basicamente a matemática que aprendemos no ensino médio, elaborada de uma forma bastante direta e para ser feita com agilidade.
ii. O inglês não tem nada a ver com as provas do TOEFL ou do IELTS. É uma prova que basicamente testa sua aptidão para ler e compreender textos acadêmicos e de negócios relativamente complicados em inglês, que exigem muito de sua capacidade cerebral em fazer leituras rápidas de tópicos totalmente aleatórios, entender a argumentação envolvida nos textos, entender a gramática americana (mais no GMAT) e sua noção de um vocabulário rebuscado (mais no GRE).
Exemplo para entender a parte de matemática: Se você for engenheiro, matemático, economista, biólogo ou cientista de computação e sempre foi um ótimo aluno em matemática, a chance é grande que você só precisa se adequar ao modelo da prova sem necessidade de estudar. Você deve apenas resolver bastante questões para treinar para a prova.
Agora, se você não é de exatas, você precisa revisar tudo e resolver muitas questões, pois não se aprende a ter agilidade e compreensão matemática do dia para noite, mesmo que o assunto seja básico.
Exemplo para entender a parte de inglês: Se você foi aluno de relações internationais, ciências políticas ou de direito e leu muitos textos em inglês durante sua graduação, alem de conhecer bem sobre os radicais e a origem das palavras, você tem muita chance de ir bem na parte de inglês sem a menor necessidade de estudar.
Agora, se você é um engenheiro, matemático, biólogo ou cientista de computação, a chance é grande que você sentirá a pressão na parte de inglês. Portanto, será necessário se preparar e se acostumar com leituras em inglês de revistas como The New York Times, The Economist, The Atlantic Monthly e o The New Yorker.
GRE – Graduate Record Examination
O GRE General Test é uma prova de admissão criada pela ETS, uma organização privada sem fins lucrativos. A ETS também organiza o GMAT e o TOEFL. Aliás, é lá mesmo que você vai realizar seu cadastro, pagar e marcar sua prova, além de comprar livros oficiais e baixar gratuitamente um simulado online gratuito bem legal da prova!
Mas não se engane, esses materiais, por melhor que sejam, não te preparam para tirar notas altas na prova, apenas para conhecer a prova e os assuntos básicos.
Applicants who obtained their undergraduate degrees in universities outside of Canada and the USA must also write the GRE General Test.
University of Toronto, Any Graduate Program
Existem apenas 2 tipos de GRE, o GRE General Test e o GRE Subject Test.
O GRE General Test é a prova que você provavelmente vai fazer, pois é o que a maioria faz. É uma prova online, realizada num local conveniado, de aproximadamente 4 horas, que compreende 3 seções: Quantitative Reasoning, Verbal Reasoning e Analytical Writing (ou, no bom português: Matemática, Inglês e Redação).
Para o GRE Subject Test, existem 6 tipos, que normalmente são recomendados em certos programas de mestrado ou doutorado, mas não chega a ser algo mandatório. Veja:
– Biology, Chemistry, Literature in English, Mathematics, Physics, Psychology.
Biochemistry encourages, but does not require, taking the GRE Subject Test in one of the following areas: Biochemistry, Cell and Molecular Biology, Biology, or Chemistry.
Stanford, PhD in Biochemistry
Validade do GRE
A nota é válida por 5 anos. Pode usá-la à vontade em qualquer processo de admissão.
Valor
O preço atual é US$205 (Ano de 2017).
Como tudo muda (para mais), é bom sempre conferir e se programar, veja: GRE Fees.
GMAT – Graduate Management Admission Test
O GMAT Graduate Management Admission Test é uma prova de admissão administrada pela Graduate Management Admission Council (GMAC), uma organização privada sem fins lucrativos.
Além disso, tem o site oficial do GMAT, onde você vai realizar seu cadastro, pagar e marcar sua prova, além de comprar livros oficiais e baixar gratuitamente um simulado online gratuito bem legal da prova! Acesse aqui.
Mas não se engane, esses materiais, por melhor que sejam, não te preparam para tirar notas altas na prova, apenas para conhecer a prova e os assuntos básicos.
Existe apenas 1 tipo de GMAT.
Essa prova, diferentemente do GRE, é feita para as escolas de negócios (as Business Schools). Mas, como já mencionado, fique tranquilo, pois o lobby de hoje em dia já conseguiu pressionar para que praticamente todas as boas universidades aceitem tanto o GRE quanto o GMAT, mesmo que para os programas de MBA (Master in Business Administration).
O GMAT é uma prova online, realizada em locais conveniados – espalhados por todo o mundo, de aproximadamente 3 horas e 30 minutos, que compreende 4 seções: Quantitative Reasoning, Verbal Reasoning, Integrated Reasoning e Analytical Writing Assessment (ou, no bom português: Matemática, Inglês, Análise de Dados e Redação).
Todas as universidades de renome pedem que você envie as notas dessa prova como parte do processo seletivo. Claro que há um lobby muito grande sobre esse mercado de provas de admissão, afinal, milhões de alunos já fizeram essa prova.
Applicants must submit the online application (including an essay), and the following material:
(…) Official GMAT or GRE score (valid within 5 years of exam date)
Yale School of Management, Full MBA Program
Validade do GMAT
A nota é válida por 5 anos. Pode usá-la à vontade em qualquer processo de admissão.
Valor
O preço atual é US$250 (Ano de 2017).
Como tudo muda (para mais), é bom sempre conferir e se programar, veja: GMAT Fees.
TOEFL e IELTS
São provas que medem o conhecimento de inglês, ou seja, são provas de proficiência pautadas em 4 seções (reading, listening, speaking e writing), com duração aproximada de 4 horas.
Cada universidade tem um limite mínimo da nota que você deve atingir.
O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é organizado pela ETS é a prova mais comum usada para avaliar o conhecimento da língua inglesa do aluno, exatamente como o que é cobrado nos cursos privados de inglês.
O IELTS (International English Language Testing System) é organizado por um aglomerado de empresas, o British Council, Cambridge English Language Assessment e o IDP: IELTS Australia. Da mesma forma que o TOEFL,
TOEFL
Existem alguns tipos de provas do TOEFL, mas as mais importantes são: TOEFL iBT e TOEFL ITP.
O TOEFL iBT (Internet Based Test) avalia 4 seções (reading, listening, speaking e writing), com duração aproximada de 4 horas. É a prova do TOEFL mais pedida pelas universidades do exterior e é a que você provavelmente vai fazer.
O TOEFL IPT (Institutional Testing Program) avalia apenas 3 seções (Listening, Reading e algo como Estrutura da Língua, que é bem simples) e é uma prova realizada no papel. Normalmente, as universidades do exterior pedem essa prova apenas para cursos de curta duração.
IELTS
O IELTS também avalia 4 seções: (listening, reading, writing, speaking). Diferentemente do TOEFL iBT, é uma prova feita no papel e a seção do Speaking é feita ao vivo com o avaliador. Pode ser realizada em dois dias, dependendo da disponibilidade.
Se você pretende aplicar para universidades na Europa, Austrália ou Canadá, o IELTS é mais comum no processo de admissão, mas, normalmente, o TOEFL também é aceito. Portanto, sempre fique atento ao site da universidade.
The Graduate School requires the following minimum scores:
600 on the TOEFL paper-and-pencil test, 100 on the TOEFL internet-based test, 7.5 on IELTS
Columbia University
Por hoje é só, espero ter ajudado!
Gostou? Então inscreva-se (clique aqui) em nossa comunidade para receber gratuitamente um pdf com tudo sobre o processo de admissão das melhores universidades do mundo (por onde começar, quais provas fazer, bolsas de estudo, como estudar e muito mais)!
No MePrepara, você encontrará:
– Bate-papos com pessoas incríveis que já passaram pelo mesmo processo e estudam nas melhores universidades do mundo;
– Plano de Estudo focado no seu perfil e no seu objetivo. Organização é tudo nesse momento;
– FAQ: Todas as perguntas mais comuns estão respondidas;
– MePrep Online, um curso online focado inicialmente em matemática, pois essa é a minha praia;
– Grupos Online Privados: Participação em grupos online privados, nos quais você encontrará pessoas que também estão estudando para as provas. Conversar e compartilhar dúvidas são fatores cruciais para que você não se sinta sozinho. Juntos, aprendemos e nos motivamos muito mais.
Seja bem-vindo ao MePrepara!
Feito com carinho por quem entende muito do assunto.