Meu nome é Caio Velasco, tenho 29 anos (em 2017), sou carioca e sou o fundador do MePrepara, a plataforma que vai te ajudar a entender todo o processo para estudar nas melhores universidades do mundo.
Minha história começa muito antes desse projeto e minha motivação para estudar no exterior também, mas a ideia é apresentar a faísca que impulsionou o momento certo de começar os preparativos.
Meu histórico familiar:
Venho de uma família de classe média da Tijuca, no Rio de Janeiro. Não sou rico e meus pais não são nem engenheiros, nem médicos, nem advogados e nem empreendedores. A vontade de estudar fora veio se tornando realidade aos poucos e está ligado à minha vontade de crescer na vida e de trabalhar com um propósito social.
Meu histórico acadêmico:
Para mim, seria impossível arcar com uma boa escola particular no meu ensino fundamental e médio. Estudei a vida inteira no Colégio Militar do Rio de Janeiro e sempre gostei (muito) de jogar handebol e futebol. Sou uma pessoa muito ambiciosa, que percebe valor em estudar, em ganhar dinheiro, em fazer o bem e em correr atrás de grandes objetivos de vida, principalmente que tenham impacto social.
Minha decisão de estudar fora aconteceu quando eu resolvi ser original e pensar no que era bom para mim, independentemente do que os outros achavam (parece clichê, mas é a verdade).
Depois de formado, eu percebi que muitas decisões em nossa vida são tomadas ou com bases em crenças coletivas – daqueles que estão em nossa volta (conhecido como peer effect) – ou por não sabermos o que queremos e seguir o fluxo (conhecido como ligado no automático).
Eu resolvi fazer diferente e já te adianto a vida foi não foi mais fácil desse jeito. Pelo contrário, foi bastante difícil e demorado.
Momento certo = Momento faísca
Bem, existem algumas pessoas que em algum ponto da vida decidem se destacar da maioria. Eu chamo isso de momento faísca.
Cada um tem seu motivo para chegar ao momento faísca e é muito importante saber respeitar o tempo que você levou para chegar até aqui (mesmo se você for menos privilegiado), pois este momento é resultado do seu histórico de vida e do contexto em que você está (ou estava) inserido. O mais importante é que este momento faísca te trouxe até aqui, hoje, lendo esse post. Eu considero que essa decisão de estudar fora é parte da sua vontade de mudar, de crescer e de buscar algo além do padrão.
Algumas pessoas diriam que por conta do histórico de cada um, é impossível alcançar esse momento faísca. Por exemplo, alguém mais pobre ou com menos preparo intelectual não teria acesso a essas informações, consequentemente nunca tomariam uma decisão dessas, ou muitas vezes nunca nem chegariam perto disso. Eu digo que eles estão errados. Com a motivação certa e a informação correta, você vai conseguir minimizar o tempo (e os erros) para chegar até seu objetivo, no momento que seu coração disser: eu quero, tá na hora.
O objetivo do MePrepara é justamente esse: te informar hoje, para você poder correr atrás o mais rápido possível.
Em muitos momentos de nossas vidas, nós passamos por decisões muito difíceis e não temos a menor noção dos possíveis desdobramentos de nossas escolhas.
Decisões de qual universidade e qual curso você quer tentar, decisões de qual carreira você quer seguir, decisões de buscar um mestrado ou doutorado no exterior ou seguir para a carreira profissional são algumas de muitas dúvidas que a gente passa na vida.
Em geral, eu diria que o momento certo de buscar o mestrado ou o doutorado no exterior é justamente esse agora. Você está pensando nisso? Está cogitando tentar? Está em dúvida porque é casado, porque tem filhos, porque não conhece as provas, porque não saber se consegue, porque terá que largar o emprego? Não se assuste, todos passamos por isso e quando você descobrir sobre o mundo de oportunidades que existe depois de estudar em uma universidade de ponta, você também incentivará mais pessoas.
O meu momento foi quando eu percebi que não queria mais trabalhar com coisas que não tivessem um propósito social e que não me dessem a formalidade de entender a fundo como as coisas funcionam. Não queria mais trabalhar numa empresa X, fazendo um assunto Y. Queria trabalhar com educação, queria trabalhar com números, queria empreender, queria saber sobre economia, queria saber sobre como ajudar nosso governo. Queria muitas coisas. Um belo dia, resolvi dizer basta e começar a pesquisar mestrados que se alinhassem com isso.
O Master of Public Policy com concentração em Education Policy foi perfeito para mim. Mas eu, infelizmente, tive que correr muito atrás e perder muito tempo nesse processo, pois não existia o MePrepara (estou sendo bastante sincero, é a pura verdade). Eu tinha muitas, muitas dúvidas e não tinha dinheiro para pagar as empresas que ajudavam nesse processo.
O seu momento faísca é agora. Se você perguntou para um amigo ou está procurando na internet sobre estudar fora, eu te digo que o primeiro passo você já deu. Não é demagogia barata, é verdade. Posso te dizer com bastante garantia que o que te difere da maioria é justamente estar aqui hoje e ainda ter a habilidade de acabar de ler esse post e programar o próximo passo.
Faz o seguinte: pense no ano que você gostaria de estar no exterior, diminua um ano e esse será o seu ponto de partida, sempre. Exemplo: quero estar em 2019 no exterior. Então, em janeiro de 2018 você iniciará seus estudos. Antes disso, leia todo o material que eu preparei, leia os outros posts, busque motivação nos bate-papos gravados com as pessoas que já passaram por isso e comece a buscar pelas universidades que te interessa! Tá na hora de se mexer!
Eu prometo que não é complicado. É questão de ser resiliente, perseverante, organizado e de sentir que está na hora de mudar.
O momento certo é agora, vai por mim.
No MePrepara, você encontrará:
– Bate-papos com pessoas incríveis que já passaram pelo mesmo processo e estudam nas melhores universidades do mundo;
– Planos de Estudos focados no seu perfil e no seu objetivo. Organização é tudo nesse momento;
– Todas as perguntas mais comuns respondidas na FAQ;
– Um curso online focado inicialmente em matemática, pois essa é a minha praia;
– Participação em grupos online privados, nos quais você encontrará pessoas que também estão estudando para as provas. Conversar e compartilhar dúvidas são fatores cruciais para que você não se sinta sozinho. Juntos, aprendemos e nos motivamos muito mais.
Seja bem-vindo ao MePrepara!
Feito com carinho por quem entende muito do assunto.